Quanto vale o seu Nome?

Nesse artigo você irá entender a importância de zelar a marca mais importante da sua vida, que é o seu nome.

Alguns dizem que tudo na vida tem um preço, outros que existem coisas na vida que não tem preço, e assim por diante. As marcas tem um valor intangível, isto é, o valor de uma marca não está nos prédios, carros e depósitos, esse valor é mensurado através de outros indicadores que levam em consideração o poder de uma marca e como a mesma é percebida pelo mercado.
Isso não é novidade para ninguém, todo mundo sabe que as marcas tem um valor intangível, porém, eu quero falar um pouco sobre uma outra marca que muitas vezes é esquecida ou desvalorizada. Essa marca é o seu nome.

Quem conhece um pouco da minha história, sabe que há muitos anos atrás, ainda na minha adolescência, eu trabalhei alguns anos como DJ. Naquela época, eu utilizava o “nome artístico” de Colt Wise (Nick que eu utilizava no Mirc).

Vários anos depois, algumas pessoas simplesmente não conseguem me chamar de Natanael, e me chamam de Colt. Isso acontece porque a percepção delas com a minha imagem ainda está ligada a época do “Dj”. Por outro lado, a grande maioria das pessoas que me conhecem já possuem uma outra imagem, não de Colt mas de Natanael Oliveira, que trabalha com internet.

Outras pessoas me conhecem como Professor Natanael, pelas palestras e cursos que eu realizo. Já entre os meus familiares, sou conhecido como Nael, apelido de infância.  Eu tenho certeza que você também possui algumas variações do seu nome, isto é, algumas pessoas lhe chamam de um jeito, colegas de trabalho de outro, e o seus familiares sempre com um apelido especial, enfim.

Independente do ambiente, o seu nome está associado com uma percepção que é gerada na menta das pessoas. Experimente fazer esse exercício: “Se alguém escutar o meu nome, qual será a primeira coisa que irá passar na mente dessa pessoa?”

Cuide do seu nome

 “O bom nome vale mais do que muitas riquezas.” Provérbios 22: 1

Ter um bom nome, vale mais do que muitas riquezas. Um provérbio simples, porém, repleto de ensinamentos para a nossa vida. Sempre que encontramos algum conhecido, é comum perguntamos sobre amigos em comum, colegas de trabalho em comum, e sempre surge aquela pergunta: “E fulano, como está?”

É nesse momento que um bom nome faz toda a diferença. Algumas pessoas criam uma imagem de reclamão, desinteressado ou criadores de problemas. Se o seu nome está na mente das pessoas com algo negativo, muito cuidado. Você pode estar pensando, ninguém agrada todo mundo, não vou me preocupar com o que as pessoas falam ao meu respeito.

Sempre existirão pessoas para nos fazer críticas, isso é um fato. No entanto, se você está fazendo o que é certo, buscando melhorar, fique tranquilo. A grande questão é se estamos realmente zelando pela marca mais valiosa que nós temos, que é o nosso nome.

Transforme o seu nome em sinônimo de solução de problemas

Ninguém gosta de pessoas que só aparecem com problemas, muito menos daquelas pessoas que só aparecem para pedir algum favor e depois desaparecem. E é exatamente por isso que perdemos a oportunidade de ajudar muitas pessoas, e claro, gerar uma percepção positiva para a sua marca(nome).

Não entenda que a ajuda deve ser algo interesseiro, mercenário, a ideia não é essa. Se preocupe menos com o que as pessoas falam sobre você e se preocupe mais em ajudar a maior quantidade de pessoas possíveis.

Se alguém chegar para falar sobre um problema, veja isso como uma oportunidade e não como uma perca de tempo. Se alguém está lhe pedindo ajuda em alguma área específica, provavelmente ela acredita que você será capaz de ajudar.

Quando você se dedica a ajudar outras pessoas a resolver problemas que você sabe como resolver, o seu nome será associado como a solução para aquele determinado tipo de problema.

Ou seja, o bom nome vale mais que muitas riquezas, porque através da boa fama, você consegue se tornar referência em determinado nicho, e essa fama irá gerar sempre novos contatos.

Sim, você pode ajudar

Quando eu comecei a trabalhar com Marketing Digital, me dediquei muito ao estudo e a prática de tudo aquilo que estava vivenciando, comecei a escrever sobre o assunto, e não demorou muito tempo, comecei a receber  várias perguntas sobre o assunto. Confesso que não sabia boa parte das respostas, porém, me comprometia em encontrar a solução.

Esse exercício prático foi de fundamental importância para o meu aprendizado, afinal, comecei a entrar na realidade de vários sites, a grande maioria deles de empresas, e não demorou muito tempo que uma ajuda informal se tornasse em uma parceria comercial.

Até hoje procuro continuar com essa mesma prática, ajudar mesmo sem ter qualquer vínculo comercial, produzir conteúdo de apoio e buscar estar presente na vida de pessoas que eu posso ajudar de alguma forma.

Se você está lendo esse conteúdo, e ele de alguma forma lhe ajudar, tenho certeza que o meu nome  ficará em alguma parte da sua mente. Quem sabe um dia, você irá falar: Já li um post no blog do Natanael e me ajudou. Ou talvez, você compartilhe esse conteúdo e diga: “Eu gostei”.

Seja útil para as pessoas

Se dentro da sua empresa, você se dedica a ser útil para as pessoas, o seu nome será lembrando e relacionado a algo positivo. “O Roberto sabe tudo de computador, sempre me ajuda” – “A Juliana entende tudo de Facebook, sempre me ajuda.”. Grandes negócios surgem de um grande problema. Larry e Sergey tinham um grande problema: “Realizar uma busca na internet”. O que eles fizeram? Criaram o maior mecanismo de buscas do Mundo, o Google.

Um profissional diferenciado é aquele que se dispõe a resolver problemas. Olhe ao seu redor, procure por problemas, chame os problemas para perto de você e ajude a encontrar uma solução. Não seja aquele funcionário que olha para o lado e fala: “Não sou pago para fazer isso”. Não seja aquele empresário que olha para o cliente e fala: “Esse problema não é meu”.

Procure ajudar as pessoas, procure ser útil e cuide da sua marca, cuide do seu nome.

Até mais.
Não esqueça de comentar e compartilhar esse post.

Via > Natanael oliveira

Compartilhe