Existe receita mágica para o sucesso de uma fanpage no Facebook?

De vez em quando vejo perguntas em discussões na internet ou fora da internet como “O que faço para bombar no Facebook?” ou “Como ter uma página de sucesso na rede?”. É a resposta de um milhão de dólares, eu diria. Se você olhar as histórias de pessoas e marcas que possuem fanpages muito populares ou de sucesso, você vai reparar num padrão de resposta: investir em conteúdo, ou seja, “fazer conteúdo de qualidade” ou “produzir conteúdo que engaje o público”. Mas pensemos: você não conhece páginas, pessoas ou marcas que você julga como conteúdos bacanas, mas que não são tão populares ou mereciam maior sucesso? Isso nos faz pensar se realmente conteúdo é o único fator para uma fanpage dar certo.

Obviamente não estou dizendo que conteúdo não é importante, já que eu acredito que isso é o básico e um traço comum de todas as boas fanpages que conheço. Contudo, existe um pensamento predominante de que basta fazer um bom conteúdo que o sucesso da fanpage virá como consequência. Não discordo totalmente, mas acredito que o Facebook tem forçado as fanpages a investirem em mídia paga para que consigam ser populares e dificultando a vida de quem aposta no crescimento orgânico (vide as constantes mudanças nos algoritmos do Facebook). Sendo assim, para quem espera um crescimento a curto e médio prazo, conteúdo é parte do processo: tem que investir em anúncios para atrair interações e novos fãs para a fanpage. É só experimentar gastar uns dez reais por dia para você sentir a diferença nos resultados. Seria como você produzir um conteúdo bom, mas ninguém ler. Você teria que investir em mídia para aquele conteúdo ganhar visibilidade.

No fundo, é difícil traçar uma fórmula mágica para uma fanpage bombar no Facebook, mas a rede faz crer que é necessário investir em mídia paga para que você alcance o sucesso e a popularidade que gostaria. Porém, devemos lembrar aquele conselho essencial: ter uma fanpage com um milhão de fãs não significa nada se não te traz resultados de negócio. Sendo assim, antes de pensar em investir em anúncios no Facebook, entenda como aqueles resultados que virão da mídia paga servirão para seus objetivos de negócio. Porque senão será dinheiro praticamente desperdiçado.

Em tempo: uma matéria lançada pela AdAge e resumida pelo BlueBus mostra que o Facebook admitiu que o alcance dos posts está caindo e incentiva que anunciantes invistam em mídia paga na rede para aumentar a visibilidade do conteúdo. Veja a matéria no BlueBus aqui.

Fonte: scup ideas. 

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