Design é intenção

Bom design tem a ver com responder à intenção. Tudo dever ter uma intenção, um propósito. E o design só é verdadeiramente bom se corresponde fielmente a esse propósito.

John descobriu a aplicação prática da sabedoria de seu pai em um conselho de sua filha. Ela disse a ele, apontando para um catálogo de venda de cadeiras de rodas, que ele precisava de uma rodinha que acendia no escuro. O objetivo? Ser divertido. John depois de muito relutar acabou comprando a rodinha e deixou de ser o “coitado” nos lugares público que frequentava. Passou a ser uma pessoa com paraplegia, contudo, que vivia a vida feliz.

Tudo tem a ver com intenção. Para ele, a realidade precisa de designers que respondam aos problemas com objetos cheios de propósito. Antes confrontávamos o caos da natureza, e ofereciamos soluções de design para resolvê-los. Hoje é o impacto do próprio homem o maior problema de design que temos na Terra. “Não podemos imitar o passado”, diz John.

Precisamos produzir objetos com intenção, melhores do que os anteriores. John não é comediante, todavia, sua palestra no TED2012 vale a pena pela lição, ao mostrar que no final das contas, todos somos designers quando desenhamos soluções cheias de propósito.

Veja a palestra completa do sr. John clicando aqui.

fonte: sebraeminasdesign

Compartilhe