BRAND DESIGN: AS CORES.

Por que o logotipo do McDonald é amarelo e o da IBM é azul? E o famoso verde da Starbucks associada às suas credenciais sustentáveis? Porque é que o da Coca-Cola é vermelho quando seu produto é preto? E por que fez a Microsoft escolher todos esses quatro tons para caracterizar o ícone da  logotipo do Windows?

Cores distintas onipresente e discretamente influente impactam nosso psicológico de forma única, e os comerciantes estão usando muito esse fenômeno em seu proveito.  Longe de ser uma escolha casual, a decisão sobre qual pantone usar  muitas vezes é o resultado de muitos dias, se não semanas de deliberação.

Enquanto marcas como a Coca-Cola pode ter feito o vermelho icônico seu próprio (na medida em que eles conseguiram com sucesso da marca Papai Noel), as cores logos são conscientemente escolhido dependendo da finalidade do logotipo e do tipo de produto que está sendo comercializado . Por exemplo, logotipos corporativos geralmente têm cores sóbrias, enquanto que as empresas de software tendem ir para as cores jovens e modernas.

Então, a Coca-Cola vermelha porque denota coragem, emoção e toda uma gama de emoções intensas, é condizente com Red Bull e Nintendo. O azul da IBM é uma cor calmante que nós associamos com autoridade, força e confiabilidade  – todas as características que gostaríamos de ver em uma empresa de tecnologia. É de pouca coincidência que ele apresenta de forma tão proeminente nos logotipos da Dell, HP, American Express, Oral B, Ford e JP Morgan.

Se você é convidado a pensar em um logotipo da marca, contendo uma grande quantidade de laranja, Nickelodeon provavelmente vem à mente – uma escolha adequada para uma cor que cria um ar de brincadeira e diversão. Na outra extremidade do espectro, roxo implica tanto a realeza e mistério. É frequentemente encontrado em marcas de luxo – ou marcas que desejam aparecer luxuoso – como Cadburys e Hallmark.

O amarelo pode ser bastante dicotômica. Tons suaves, como visto no McDonald e logos Nikon, implicam calor e otimismo. Verde é um pouco mais fácil de decodificar, mas suas ligações com paz, saúde e tranquilidade conduziu naturalmente para conotações de sustentabilidade, com a Starbucks toma a decisão de mudar de marrom para verde em 1992.

Falando de marrom, você sabia que os caminhões da UPS, sempre vestidos com aquele tom delicioso de marrom, 1916, comeram a ser chamados de Pullman Brown? Longe de ser um aceno para o nome da empresa, UPS escolheu marrom porque isso passou a se de luxo na época.

Historicamente, a psicologia de cor é bem reconhecido como uma alavanca-chave de marketing. Qual a melhor saída para canalizar isso através de marca d’água de uma marca? Logos certamente não seria tão eficazes ou evocativa sem suas cores conscientemente escolhidas.

Algumas marcas têm a sorte de ser capaz de igualar a marca de uma cor, e ser a sua filiação. Mas a pergunta tem que ser feita: No novo mundo moderno da marca, são esses ícones, cores que logo se tornou um artefato do passado?

Significados Secretos

Você sabia que o logotipo da Nike tem uma mensagem escondida? O famoso carrapato “Swoosh” representa, na verdade, uma das asas da “Nike”, a deusa grega da vitória. Aqui estão alguns logos de marcas adicionais com significados ocultos …

Apple – Existem algumas teorias sobre o simbolismo do logotipo da Apple. O atual logotipo da Apple é uma versão moderna e evoluída, mas o primeiro logotipo tinha a imagem de Sir Isaac Newton (sentado debaixo de uma macieira), enquanto o segundo logotipo (arco-íris Apple) foi derivada do trabalho prisma de Newton. Algumas pessoas gostam de acreditar que o logotipo indiretamente simboliza o fruto proibido de Adão e Eva, enquanto que algumas pessoas ainda acreditam que a mordida no logotipo refere-se ao prazo de computação 8 bytes.

Unilever – O logotipo Unilever consiste de 24 ícones intrinsecamente ligados em conjunto para formar um U, substituindo o antigo logotipo que tinha sido usada desde 1970. Trabalhando com o diretor criativo Lee Coomber, a empresa utilizou um processo criativo fluido pelo qual eles pensavam sobre o que e como Unilever faz.

Sony Vaio – O V curvilínea e A indicam realmente uma onda analógica, ou de sinal, enquanto que a I e O representam os dígitos binários 1 e 0. A única criativa montagem deste tipo de empresa!

Amazon-  A maioria das pessoas têm usado Amazon.com. e, portanto, sabe que o logotipo é autoexplicativo. O texto explicita o nome da empresa, mas na seta abaixo de A e Z é bastante interessante. É maneira de dizer que eles carregam tudo de “A a Z” da Amazon

Sun Microsystems – O projeto é uma forma muito original de apresentar as letras que soletram o nome da marca, S-U-N.  Não importa que forma você olhar para o logotipo, você pode ler a palavra SUN. Este trabalho impressionante foi feito por Vaughan Pratt.

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