5 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

Pesquisa com profissionais de vários países se transforma em e-book gratuito

 

Uma pesquisa da Endeavor, realizada com empreendedores do mundo todo, identificou quais são as características comuns entre os empreendedores de sucesso. O trabalho mapeou, ainda, quais foram as iniciativas que os levaram a se destacar em seus setores de atuação e receberem o título de “profissionais de alto impacto”.

Todo esse conteúdo, além de revelar as histórias de sucesso, serviu de base para a elaboração do e-book “5 conselhos para se tornar um empreendedor de alto impacto”. Com apelo didático, o trabalho é organizado pela própria Endeavor e pretende levar dicas valiosas a todos os empreendedores, iniciantes ou não, que queiram melhorar seus negócios.

Felipe Fabris, coordenador de Mídias da Endeavor, e um dos responsáveis pelo e-book, explica melhor as dicas:

1 – Comece com o que você tem

O primeiro ponto evidencia a necessidade de olhar para os recursos e conhecimentos já adquiridos, ao invés de buscar ideias muito inovadoras ou tentar áreas distantes. “Os empreendedores devem se basear em assuntos com os quais tenham certa experiência ou familiaridade. Assim, é fácil identificar problemas e soluções. O exemplo utilizado no livro é da Zica, do Instituto Beleza Natural, que já se deparava com a questão do cabelo crespo no Brasil”, afirma Fabris.

2 – Comece pequeno, mas sonhe grande

Exemplos bem sucedidos de startups, o Google e oFacebook começaram com recursos locais, falando para públicos pequenos.Fabris explica: “A melhor maneira de descobrir o que está dando certo é por meio do feedback dos seus consumidores. Essa é a ferramenta para expandir com segurança. É fundamental começar respeitando suas limitações, mas sempre mirando algo maior”.

3 – Não se prenda ao plano de negócio

Muito se fala na importância de pensar pontos vitais para seu negócio antes mesmo de começá-lo. Planejar e discutir são regras básicas. Por outro lado, o ponto reforça que 71% dos empreendedores entrevistados não executaram o plano de negócios. “Muitas vezes é necessário revisar, rasgar e escrever de novo. O plano de negócios é uma previsão, não uma certeza”, diz Fabris.

4 – Procure investimentos e ganhe conselhos

Depois de uma boa ideia amadurecida, é preciso encontrar alguém que acredite e invista no projeto. A questão é que nem sempre o dinheiro deve ser a motivação para uma parceria. “Muitos negócios não têm a real necessidade do dinheiro. Quem está começando, normalmente, não enxerga que o investidor é um cara experiente e vai poder ajudar a chegar mais longe. Ele pode ser valioso do ponto de vista de conhecimento do mercado”, conta.

5 – A experiência te leva mais longe

Jovens empreendedores tendem a acreditar que a pouca experiência é uma barreira para o sucesso. O livro traz o exemplo de Michael Dell, dono de uma das maiores empresas de computadores do mundo, e aconselha que todos se arrisquem. “Tem que aprender errando, aprender fazendo”, afirma o empreendedor.

O livro está disponível gratuitamente para download no site da Endeavor.

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