Tipografia

Dizem que podemos ver a alma de uma pessoa, se olharmos atentamente para seus olhos. Trata-se de uma janela na qual nós revelar seus segredos mais profundos. 
Se a alma de uma pessoa encontrada em seus olhos, a de uma marca é sua tipografia.

Há poucas ocasiões em que depreciam este bloco básico de construção do Marca. E são poucos os que insistem em nomeá-lo como parte de nossa Identidade Visual.

são os nossos olhos apenas um aspecto do nosso físico? Ou são eles que nos ajudam a compreender o que nos rodeia?  O que acontece com a gente? Para falar sem falar? 

Dizer quer a Tipografia é um elemento da identidade visual, ou seja, uma unidade formada de quatro rodas. É mais complexo e completo.

Na verdade podemos considerar quer a Tipografia um elemento estratégico da marca, que requer uma atenção especial, uma vez que nos ajuda a construir um mundo de percepções que enriquecem e complementam o nosso significado. A tipografia nos ajuda a expressar sem dizer muito a falar, sem projetar imagens visuais, com a razão de se sentir conectado.

É verdade que todos, e eu quero dizer todos os elementos de uma identidade visual ou Linguagem da marca, são projetados para cumprir esse papel, ajudar transmitir uma ideia ou significado específico, seja pela simplicidade de um pictograma ou a profundidade de uma cor. Mas Tipografia contém algo especial que o torna único.

Tipografia nos representa, e diz algo sobre nós antes mesmo falarmos. Nós detectamos que a forma, as intenções, significados e percepções antes da mensagem que ele possui. 

Um conjunto de cartas que por si só significam algo poderoso.

 

A intimidade, a modernidade, a confiança, a humanidade, a inovação, simplicidade, tranquilidade, dinamismo, a simplicidade, grandeza… são algumas das coisas que podemos transmitir com um bom exercício tipográfico. Ele fornece uma personalidade única que antecipa a nossa personalidade, a nossa voz e nossa mensagem. Nos diferencia e nos torna reconhecível, nos torna donos de um valor de uma promessa e uma identidade.

 

Não são poucos os que desprezam o valor da Tipografia e aqueles que não entendem o poder que ela têm. Exercícios para novas marcas, vemos muito poucos, quando basicamente o fundamental, e essencial é como um conjunto de sua identidade.

 

Você pode imaginar um logotipo sem imagens do projeto e qualificá-lo como uma nova identidade de marca? Não? Por que fazemos isso com as fontes?

 

A resposta é simples, ele é chamado de tempo e custos. O processo de criação de um carácter tipo ad-hoc para uma marca é caro em todas as suas dimensões, e isso atrasa o seu potencial. Mas um bom trabalho de escolher e personalizar ela é tão importante quanto a ativação de comunicar os nossos valores. Todos sabem a importância do trabalho estratégico anterior da Plataforma de Marca para projetar uma identidade, para que os designers têm uma base sobre a qual construir. Mas, no caso de Tipografia, precisamos de mais, temos que ter resolvido a Identidade Verbal, sua tom e intenção, como a tipografia é o veículo que você está se movendo.

 

Então, assim a tipografia é um dos elementos fundamentais e estratégicas que podem estar contidos em nossa identidade visual e um exercício em que tanto criativo, como consultores, devem ser envolvidos em conjunto. 

Entenda quer a uma conexão onde queremos dizer quer nós expressamos uma das partes mais importantes do branding. Se você não acredita no poder da tipografia, se você acha que é um elemento do seu identidade, e acreditar em quer seus olhos podem para ver.

 

Me diz que tipografia você usa, e eu te digo quem você é.

 

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